Procura pelo destino Portugal na Internet [12 de Julho a 12 de Agosto]

Procura pelo destino Portugal na Internet [12 de Julho a 12 de Agosto]

Damos continuidade à análise CTP das quartas-feiras sobre a procura realizada na internet sobre o destino turístico Portugal. A pesquisa é feita através de um ferramenta disponibilizada pela Google, no entanto, queremos alertar que os dados apresentados não significam necessariamente reservas efectuadas, mas sim, a informação sobre os destinos em Portugal e a origem geográfica desse interesse sobre o nosso país.

Pretendemos criar um referencial de auxilio na identificação dos mercados que mostraram mais interesse pelo nosso destino nas pesquisas efectuadas pela Internet, possibilitando à oferta nacional mostrar a procura potencial e o que de melhor lhe pode oferecer. Porém, alertamos para o facto da popularidade do destino mudar repentinamente, dependendo das condições mundiais, notícias ou outro tipo de eventos inesperados.

O período de análise que propomos desta vez situa-se entre 12 de Julho e 12 Agosto 2021.

Os valores do 1º gráfico mostram alguma estabilidade, o que pode indiciar uma procura crescente com a entrada do principal mês das férias de Verão, notando-se bem o crescimento a partir de 1 de Agosto. Face aos gráficos semanais já publicados, a distância entre “este ano” e “ano anterior” no início deste período apresentava uma diferença de 13% (70% VS 57%) em 12 Julho, passando em 12 Agosto para 38%, (94% VS 66%), o que demostra uma tendência de acréscimo de procura quando chegamos praticamente ao fim da 1ª quinzena de Agosto de 2021. Este aumento contribuiu também para o crescimento registado na variação média anual (2020/2021) que passou nesta semana para uma diferença de 7 pp para 15pp.

 

Neste período, os utilizadores da internet elegeram em Portugal como principais destinos com maior interesse de viagem: Lisboa, que tem mantido a liderança, seguida do Porto, Faro e Ponta Delgada. Em relação à semana anterior, existe uma pequena alteração com a troca de posições de Quarteira com o Funchal. Notou-se também uma procura preferencialmente a Sul do continente, em detrimento das semanas anteriores que a preferência localizava-se mais no Norte e Centro do país.

Em termos acumulados, observamos que existe alguma estabilidade no interesse pelos destinos Lisboa, Porto Faro, Ponta Delgada e Albufeira:
 

A mudança na busca na internet pelos destinos turísticos pode variar repentinamente consoante as características e tendências da procura e até em relação à época do ano. Os locais em Portugal que registaram maior crescimento da procura ao longo do intervalo de tempo seleccionado estão desta vez mais localizados no litoral Sul do país. Com a pandemia, a região de Trás-os-Montes ampliou a sua procura, mas com o avançar do mês de Agosto as diversas praias do litoral seguem a tradição aparecendo cada vez mais em destaque.

(NOTA: No gráfico abaixo aparece repetido o destino Almancil escrito de forma correcta em 2º lugar, e com ortografia incorrecta em 4º lugar. Não podemos proceder a correcção porque o motor de busca Google reporta a forma como foi efectuada a busca e não nos é possível ajustarmos as percentagens indicadas).

Neste período, não há qualquer inversão na origem da procura comparativamente à registada no período anterior: os portugueses dominam indiciando um turismo tendencialmente interno que se está a impor e a consolidar-se em cada semana analisada.

Em valores acumulados nos diversos períodos, a tendência da procura nacional (turismo interno) como dominante, bem como as restantes origens (mercados tradicionais), estão a estabilizar-se. Como único destaque em relação aos mercados tradicionais os E.U.A. devido às restrições deixou de aparecer pelo segundo período consecutivo de análise.

A escala do gráfico seguinte é percentual, significando que se registou, em relação à última análise efectuada, a manutenção da liderança dos espanhóis, que escolheram como primeira pesquisa na internet de destinos turísticos, Portugal, tendo passado agora para 31,23%. Em seguida, temos os britânicos que subiram ligeiramente para 15,93%, consolidando a sua posição face aos franceses que têm agora 14,76%. A Alemanha neste período continuou a suplantar os E.U.A. (4,67%), sendo estes agora ultrapassados também pela Irlanda com 5,48%.

Analisando todos os períodos observados, Espanha, Reino Unido, França e Alemanha, tradicionais mercados estrangeiros do turismo português, consolidam a suas posições ao longo do tempo, com excepção dos E.U.A. e Brasil que têm vindo a perder posições em relações a outros destinos europeus:

18 Agosto 2021